domingo, 18 de março de 2012

O vovô e eu

16/02/2012

Eu estava feliz hoje ao entrar no shopping. Não só porque eu ia assistir a um filme com a minha irmãzinha, mas também porque finalmente eu estrearia à sociedade a minha carteirinha - mesmo que provisória - da USP !

Subimos o primeiro lance de escada rolante e, de repente, vejo a capa do meu livro, no meio do corredor, a andar. Não, não ! Não era capa de livro algum ! Era ele mesmo, o ex-governador, José Serra !

Fiquei sem reação. Não pensei em nada. Não tive tempo pra isso, na verdade, porque uma criaturinha, de no máximo três anos, de vestidinho rosa e branco, o puxava pelo braço, chamando "vovô ! vovô ! "..

E, quem diria, que todo aquele discurso cego e inflamado de ódio e raiva que eu já pensei em jogar na cara deste homem, por tudo que ele fez ou não fez, se esvaziasse, a partir do momento em que a criaturinha de rosa e branco me lembrasse de que, ainda sim, o José Serra é uma pessoa. Uma pessoa de verdade !
Por muito tempo eu devo ter me esquecido. Por muito tempo, ele fora a figura 'inimiga', a figura a ser 'odiada'. Não é por meio de maniqueísmos vis que se constroi um país melhor. Ou, pelo menos, não é o caminho que eu quero seguir.

O que eu quero é saber discutir ideias, conhecer alternativas, saber ouvir, complementar, divulgar, conscientizar ..

Tentei mostrar pra minha irmã que o carequinha de camisa azul já foi governador de São Paulo, mas agora José Serra já ia sumindo de vista ao descer pelas escadas.
" -  Calma, calma, cuidado pra desce, Gabi .. " ( eu acho que era esse o nome, não ouvi direito ).

Obrigado, Gabi. E não, eu não odeio o seu vovô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário